Mostra itinerante leva filmes vencedores do Festival de Cinema de Jaguarão a cidades fronteiriças

Exibições de vencedores da mostra regional acontecem em escolas e universidades com objetivo de valorização das produções audiovisuais apresentadas durante o Festival

Os filmes vencedores do Festival de Cinema de Jaguarão participam de mostra itinerante por escolas e universidades das cidades de Bagé, Santa Vitória do Palmar e Rivera, que faz fronteira com Santana do Livramento. Nesta terça-feira (25), às 19h, a exibição acontece no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em parceria com o EJA da Escola Municipal Fundação Bidart, com os laureados na mostra regional. Também às 9h e 19h na Escola Bernardo Arriada, no Curral Alto, em Santa Vitória do Palmar.

Serão apresentados “Entre aulas”, de Marizele Garcia (melhor filme), “Aconteceu à Luz da Lua”, de Crystom Afronario (melhor ator) e “Mãe”, de João Monteiro (melhor filme pelo júri popular, melhor direção e melhor atriz). Na quinta-feira, às 9h, no Instituto de Formación Docente de Rivera, serão exibidos os filmes  “Gambá”, de Maciel Fischer (melhor fotografia e melhor trilha sonora), “Último Dia”, de Felipe Alvarez de Toledo (melhor direção de arte) e “Entre aulas”, de Marizele Garcia (melhor filme).

Os premiados receberam o troféu “Uma Terra Só”, em homenagem ao escritor Aldyr Garcia Schlee. O simbolismo central de sua obra reside na ideia de que, apesar das linhas imaginárias que separam as nações, a realidade cultural e humana daquela região é compartilhada, formando “uma terra só”.

Realizado no histórico Theatro Esperança, entre os dias 12 e 15 de novembro, o Festival de Cinema de Jaguarão apresentou duas mostras competitivas: a Regional, com oito filmes, dedicada ao cinema produzido no Rio Grande do Sul, e a Latino-Americana, com dez selecionados. Durante os dias de evento ocorreram mesas temáticas, masterclasses, oficinas, além de encontros com realizadores. O evento prestou homenagem ao ator Clemente Viscaíno, reconhecido por sua trajetória no cinema, no teatro e na televisão brasileira. 

O Festival de Cinema de Jaguarão é uma realização da Sociedade Independente Cultural (SIC) com financiamento pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 14/2023. A produção executiva é de Renata Wotter, direção artística de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila e coordenação local de Santiago Passos. A assessoria de imprensa é da agência Satolep Press, com o design de Valder Valeirão e Ana Júlia Freitas, que também assina a gestão de redes sociais.

Foto: Cena do Filme “Entre Aulas”, de Marizele Garcia