Evento único no sul do Rio Grande do Sul lança olhar sobre a diversidade de narrativas e abre espaço para novos realizadores
A fronteira Jaguarão/Río Branco, com importante papel de conexão entre Brasil e Uruguai, sediará em novembro de 2025 a primeira edição de um Festival de Cinema com o tema “Um rio que nos une – diversidade e integração cultural”. O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro, no Theatro Esperança, e dará a oportunidade para que novos realizadores, diretores e diretoras de todo Brasil e de países vizinhos apresentem suas obras, concorram a premiações em diferentes categorias e participem de debates sobre os desafios e a importância do setor.
Com projeto aprovado e financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Edital Sedac/RS 14/2023, o Festival tem como objetivo levar ao público diferentes produções, fortalecer o cenário cinematográfico local, regional e latino-americano, somando-se à rede de eventos do tipo, nacionais e internacionais. Para isso, serão promovidas duas mostras (regional e latino-americana), sempre com olhar atento à diversidade e convivência cultural entre os povos e países, por meio de uma curadoria que considera variados tipos de narrativas e técnicas.
A expectativa é de que a fronteira Jaguarão/Río Branco, ano após ano, se torne um polo de produção de cinema, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor, quanto para a movimentação da economia regional, através promovida pela indústria cinematográfica. Desta forma, o Festival se insere também como um incentivo ao turismo, ampliando a divulgação do patrimônio cultural e arquitetônico de Jaguarão/Río Branco, cujo potencial para a produção audiovisual ainda precisa ser aproveitado.
Exibição das obras e outras atividades
Os filmes selecionados para o Festival de Cinema de Jaguarão serão exibidos em sessões presenciais e gratuitas no Theatro Esperança. Já as obras premiadas durante o evento receberão o troféu Uma Terra Só e terão circulação ampliada, sendo apresentadas em escolas e universidades de nove municípios que fazem parte da fronteira entre Brasil e Uruguai: Santa Vitória do Palmar/Chuy, Jaguarão/Río Branco, Aceguá/Acegua, Santana do Livramento/Rivera e Bagé.
Entre as atividades paralelas às mostras, durante o evento em Jaguarão, serão realizadas mesas de debates sobre temas como: políticas públicas direcionadas ao cinema gaúcho e latino-americano; cinema e crítica; os desafios da inclusão no cinema; e a importância das Film Commission no desenvolvimento regional do audiovisual. Também estão previstas oficinas de iniciação cinematográfica para crianças e professores, de introdução ao cinema de animação, e uma masterclass sobre produção audiovisual.
Regulamento e inscrições
Detalhes sobre o regulamento e as inscrições serão divulgados através do site oficial do evento (endereço do site).
O Festival de Cinema de Jaguarão é uma realização da Sociedade Independente Cultural (SIC), de Jaguarão, com produção de Ricardo Almeida, produção executiva de Renata Wotter, coordenação local de Santiago Passos, direção artística de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila. A assessoria de imprensa é da agência Satolep Press, com o design de Valder Valeirão e Ana Júlia Freitas, que também faz a gestão de redes sociais. Acompanhe via perfil @festivaldecinemadejaguarao_, as atualizações sobre o Festival de Cinema de Jaguarão.
Foto: Furo Skateboard