Festival

A integração cultural e a valorização do fazer cinematográfico estão na essência do Festival de Cinema de Jaguarão, que tem sua primeira edição entre os dias 12 e 15 de novembro de 2025.

A cidade fronteiriça, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, tem um importante papel de conexão entre Brasil e Uruguai.

O surgimento do festival fortalece o cenário cinematográfico local, regional e latino-americano e abre espaço para uma nova e potente referência de diálogo binacional.

Com o tema “Um rio que nos une – diversidade e integração cultural”, o festival acontece no histórico Theatro Esperança, um importante marco cultural de Jaguarão, que ao longo da sua história recebeu grandes espetáculos teatrais e, a partir da década de 1920, teve uso como cinema.

O Festival de Cinema de Jaguarão tem foco em novos realizadores desse espaço universal onde o Rio Grande do Sul fortalece sua verve latino-americana.

Serão duas mostras competitivas, uma regional e outra latino-americana, sempre com olhar atento à diversidade e integração entre os povos através do compromisso com uma curadoria que considere variados tipos de narrativas e técnicas.

Esta iniciativa se realiza através de projeto aprovado e financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Edital 14/2023.

Regulamento

Com foco na diversidade de narrativas e na promoção do diálogo intercultural, o Festival de Cinema de Jaguarão promove duas mostras competitivas: Regional e Latino-Americana. 

As obras devem ter duração máxima de 20 minutos, inseridas nas categorias de ficção, documentário, animação ou experimental. A exibição ocorre em sessões no Theatro Esperança, durante o período do Festival. Além disso, também são previstas apresentações dos filmes em cidades de fronteira do Brasil e do Uruguai.

Inscrição

As inscrições das obras podem ser feitas entre os dias 1º de junho a 13 de julho de 2025, exclusivamente através do site oficial do Festival de Cinema de Jaguarão.

São elegíveis produções audiovisuais realizadas no estado do Rio Grande do Sul e em países da América Latina.